fbpx
Skip to main content

dia 7

dia 7

BISPO

BISPO

ESTILO - RAP / HIP HOP

RAP / HIP HOP


Pedro Bispo é um Rapper nascido e criado em Algueirão-Mem Martins, sendo que o que o levou para a música foi a sua grande paixão por ela. Este músico nasceu a 12 de abril de 1992, contando 33 anos e os números falam por si. Com mais de 700 mil audições por mês no Spotify, e perto de 300 mil seguidores no YouTube e outros tantos no Instagram. Pedro Bispo há muito que é um dos mais populares artistas da nova vaga do Hip Hop nacional. Foi nas plataformas digitais e redes sociais que se deu a conhecer. O Rapper estreia-se por uma grande editora com o álbum “Mais Antigo” que o confirma como uma das maiores estrelas do nosso país neste registo musical.

“Mais Antigo” é já o segundo Álbum de originais deste Rapper de Algueirão-Mem Martins, que começou a escrever e a fazer música logo no início da adolescência com apenas 11 anos no ano 2003. Começou a fazer música com Piri na casa de um vizinho e com um microfone de computador, influenciado pelos discos de Sam The Kid, Mind da Gap, e os Da Blazz apenas para contar uma história, a sua. Passou pelos maiores palcos Nacionais como o Meo Sudueste. “Dormir descansado é o melhor barómetro do sucesso” é a sua frase de eleição. Como o continua a fazer neste “Mais Antigo”, é um álbum bem escrito e bem produzido, de grande maturidade musical, para o qual chamou alguns amigos que também fazem parte dessa história, porque, como diz em entrevista ao DN, considera-se uma pessoa grata com tudo o que lhe tem acontecido.


Por vezes existe um certo preconceito por parte de alguns fãs mais puristas de Hip Hop, que alegam uma certa perda de identidade, quando os artistas dão o salto para uma grande editora, mas não é essa a sua opinião. Está completamente satisfeito com a sua editora A Sony, que o apoia por aquilo que ele é, e pelo que representa.

Como uma primeira curiosidade, é que uma boa parte dos seus amigos estão presentes neste seu trabalho, ”Mais Antigo”, como o Piri, o Ivandro e o Deezy.

A segunda diz respeito ao Festival Sumol Summer Fest’23. Wiz Khalifa não pôde ser a grande atração do segundo dia 1 de julho do Sumol Summer Fest’23. Bispo foi o artista escolhido para ocupar a vaga do rapper norte-americano. Alegando motivos de saúde, a organização do festival anunciou ao final da tarde de 27 de junho, que o autor de “Young, Wild & Free”, ia ficar de fora do cartaz da edição deste ano. Não muitos minutos depois, o Sumol Summer Festa dava conta que Bispo deu match à proposta lançada para integrar o certame e rapidamente materializa a mudança da Ericeira onde tinha atuado e parte para a Costa da Caparica.

Quase a celebrar o 10º aniversário do seu primeiro trabalho de originais, Bispoterapia saiu em 2014, após uma caminhada de duas mixtapes, Pedro Bispo é hoje um dos casos de maior sucesso dentro de uma nova geração de artistas que surgiram nos meandros do Hip hop.

Após o álbum “Mais Antigo” (2020), selou uma parceria com o produtor D’ay para um EP marcado por “Mudanças” (2021). Se no ano passado tinha ficado a zeros, em 2023 conta já com dois singles na rua, “Pontos Finais” e Planeta, este último em colaboração com Bárbara Tinoco. Há dois anos Bispo e Diogo Piçarra editaram o tema Monarquiae já este ano editou o tema Placas juntamente com Ivandro. Mais recentemente criou juntamente com SYRO a composição Brutos Diamantes que está incluído no álbum 11:11 deste último artista.

No dia 5 de novembro de 2023 Bispo venceu na categoria Best Portuguese Act da MTV, categoria em que estavam também nomeados os cantores Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Piruka.

Julgo ter deixado aqui para todos os que nos seguem através deste nosso/vosso site, uma forte Biografia deste compositor convidado para fazer uma canção para o nosso Festival da Canção 2024. Mais uma vez digo, que a julgar pelo que se diz, e pelo trabalho já mostrado que estamos perante uma pessoa capaz de fazer um excelente trabalho para a grande festa anual da Música Portuguesa. Aguardemos então!

dia 7

dia 7

ARAGÃO

ARAGÃO

ESTILO - HIP HOP / POP

RAP / HIP HOP


Aragão tem vindo a dar cartas no panorama nacional, no seu cardápio conta com 4x Platina com o single “Tranquilo” que tem mais de 11 milhões e quatrocentos mil ouvintes, e 3 singles de Ouro: "Malandro" e "Viver" ambos com mais de 2 milhões de ouvintes, entre outros que caminham para o mesmo resultado.

Reconhecido internacionalmente o artista foi nomeado para um prémio norte-americano, IPMA – International Portuguese Music Awards, com o tema “Não te Devo Nada” para melhor canção de Hip-Hop do ano 2024. Amado pelo público jovem, o artista que é presença assídua nas rádios mais badaladas do país, tem também dois dos seus sucessos a tocar na ficção nacional, na série juvenil Morangos com Açúcar podemos ouvir “Malandro”, e “Berço de Ouro”.

A Tour deste ano está construída de forma a dar ao público o melhor da essência do Aragão e promete não deixar ninguém indiferente à performance eximia do artista. Aragão promete pôr toda a plateia a dançar, a cantar e a até emocionada, pois é impossível ficar indiferente a esta dinâmica de concerto explosivo.

Esta tour traz emoção.

dia 7

dia 7

SLEEPYTHEPRINCE

SLEEPYTHEPRINCE

ESTILO - RAP / HIP HOP

RAP / HIP HOP


Reconhecido pelo capacete que se tornou a sua imagem de marca, o artista luso-angolano tem-se notabilizado, sobretudo, desde meados de 2022, mas o seu percurso na música remonta bem atrás. O caminho de André Saraiva Pedro tem sido trilhado a pulso e sem passos maiores que a perna: os primeiros, já pelo seu próprio pé, foram dados em 2014, passou também pela Academia de Música Neval de Luanda, Angola, em 2017, e desde então tem-se dedicado a editar música em nome próprio.

Até então, SleepyThePrince já contava com uma série de projetos em seu nome antes da visibilidade bater à porta da frente. Desde a afirmação em High Desde O Começo (2020) à série que encabeça em In Melancholic Dreams — que, em 2022, chegou ao terceiro capítulo —, o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo mais recente artista da Virgin Music Portugal tem falado mais alto, ainda que o grande salto se tenha assinalado à boleia de singles como “Colosso”, “Estrela de Rock” (paradigmático da sua identidade visual), “No Point” e “Fucktores” — precisamente numa fase em que assumiu um novo alter ego sob a máscara do célebre capacete.

A sua marca de água evidencia-se, por isso, muito para lá do adereço cénico que passou a usar daí para a frente. A nível musical, SleepyThePrince é alguém que faz da sua voz arma de eleição — e o uso de ferramentas acessórias como o auto-tune, no seu caso, não o limitam nem servem de recurso para suprir incapacidades vocais;

muito pelo contrário, permitem-no uma elasticidade de experimentação admirável, fazendo da voz autêntico instrumento melódico a par das guitarras e 808’s que caracterizam o seu som. E a estética visual, inconfundível, destaca-se como mais do que complemento; é antes uma condição obrigatória em cada proposta audiovisual, determinante na sedimentação artística de um talento em bruto como é o caso deste “príncipe” da música portuguesa.

Das plataformas digitais para os palcos, a afirmação artística de SleepyThePrince tem-se revelado transversal, desde logo pelas passagens do artista por grandes palcos nacionais como os do Festival Iminente — onde tocou no palco principal da última edição — e do NOS Alive deste ano — onde actuou em nome próprio no Palco WTF Clubbing.

dia 7

dia 7

CIGMA

CIGMA

ESTILO - EDM

EDM


OS CIGMA são um projeto de música eletrônica composto por quatro elementos: Carlos Peixoto, Cristiano Alves, Rafaela Figueiredo e Tiago Aires. O grupo busca criar uma experiência única que integra música, vídeo, luzes e efeitos visuais.

Atuaram em eventos como Semana Académica da UTAD, RFM SOMNII e Amsterdam Dance Event (ADE). Lançaram a música "Alma" com Pedro Cazanova, alcançando o primeiro lugar no top POP do iTunes. O duo Dada Life tocou o bootleg "SACRIFICE (PEDRO CARRILHO & CIGMA VIP EDIT)" no seu radioshow. Entraram no top 100 Mainstage do Beatport com "Easy To Love". Participaram do álbum RAVOLUTION Vol.1 ADE Edition com "ALICIA", que foi incluída na playlist "Tech House Anthems" da Hexagon. Foram também vencedores do concurso de DJs do RFM SOMNII.

Lançaram "Love is Killing Me" com NORII na editora DEN HAKU. R3hab tocou "Love is Killing Me" na CYB3RPVNK Radio. Entraram no NEWCOMER Chart da 1001tracklist e em várias playlists de rádio no Spotify. Durante este ano, dobraram o número de ouvintes mensais no Spotify, passando de 40 mil para 100 mil. Lançaram "Heartbeat" com Pedro Carrilho e colaboraram com Dirty Sound Boys na HEXHIBITION, recebendo suporte de Don Diablo e DJ MAIREE. Lançaram "Backseat" com Ivan Lake, que recebeu suporte de Bingo Players e DJ Juicy M. Também fizeram a sua estreia no festival Sudoeste.